quinta-feira, 29 de março de 2012

Leitura

Você já leu algum livro esse ano? Jornal? Gibis? Mangas?
A maioria dos brasileiros mantém distancia da leitura. A terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revelou que a população leitora diminuiu no País. Enquanto em 2007 55% dos brasileiros se diziam leitores, hoje esse porcentual caiu para 50%. Em média, o brasileiro acaba lendo 2 livros por ano, um numero muito baixo para a quantidade de livros disponíveis, incluindo os livros didáticos, de leitura obrigatória.
Os principais fatores que influenciam a falta de leitura são: a falta de tempo, os preços dos livros e a nossa cultura. Muitos pais, escolas e os lideres do país, não estimulam as pessoas a leitura, o que faz com que as crianças criem um tipo de aversão aos livros.
Atualmente os brasileiros preferem assistir TV ou ficar no computador, deixando a leitura de lado, se interessando apenas pela tecnologia.
Ler é fundamental para o aprendizado, pois é através da leitura que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, melhorar o raciocínio e a interpretação. Para aqueles que dizem não gostar de livros, caso encontre o tema que lhe interessa e deixar de considerar a leitura como obrigação, é fácil transformar isso em habito e aprender a gostar dos livros. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
Durante a leitura, podemos imaginar como seria o que está no livro, na vida real. Podemos conhecer mundos diferentes, histórias diferentes, reais ou não. Tantos os livros didáticos como os de ficção, literatura e outros, são importantes para o desenvolvimento intelectual.
Deixar a leitura de lado, é negligenciar um mundo inteiro de conhecimento.
E para aqueles que ainda não estão convencidos de que a leitura possui muitos benéficos, seguem alguns deles:
A leitura pode te afastar de ações e pensamentos ruins.
A leitura expande a mente e estimula a memória.
A leitura nos permite estar sempre acompanhados, mas também respeita a nossa solidão.
A leitura é construtora de sociedades e de sonhos.
A leitura nos transporta gratuitamente através do espaço e do tempo.
Os maus governos temem aos bons leitores.

Rosi Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário