quinta-feira, 29 de março de 2012

Inadimplência entre os Jovens

O consumidor brasileiro ama gastar. Porém o problema está na hora de pagar.
Diversas lojas e bancos possuem a disposição do consumidor diversos tipos de cartões de crédito, formas de financiamento e outros. Comprar se tornou algo fácil, tendo ou não dinheiro disponível. E principalmente os jovens têm buscado essa facilidade que o mercado disponibiliza.
Uma pesquisa da Serasa Experian mostra que a participação de consumidores com idade entre 18 e 25 anos na demanda de crédito no Brasil corresponde a 18%. É o maior percentual desde 2008, quando o levantamento teve início. Em 2010, a fatia havia sido de 14,3%.

Entre janeiro e fevereiro de 2012, no entanto, o percentual de jovens entre 18 e 24 anos entre os inadimplentes saltou de 11,76% para 16,15%, segundo o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Atualmente, os jovens estão mais preocupados em comprar celulares mais modernos, carro e ter seu apartamento. Mas na maioria das vezes, eles não se preocupam se vão conseguir pagar as parcelas ou com a possibilidade de ficarem desempregados. E apesar de ainda ser ilegal, muitas empresas fazem uma consulta no Serasa na hora da contratação para saber se a pessoa possui dividas altas ou não.
Por isso, é importante que tantos os pais como a escola, ensine as crianças e adolescentes sobre a importante de administrar corretamente o dinheiro que possui.  Pois é com essa base de aprendizado que ele vai poder se tornar um adulto com uma vida financeira saudável.

Rosi Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário