quinta-feira, 22 de março de 2012

E-Commerce


O Comércio eletrônico ou e-Commerce são os negócios ou transações comerciais que são realizadas através da Internet. Abrange diferentes tipos de negócios, desde sites de retalho destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações.
Esse tipo de comercio surgiu trazendo muito mais praticidade para todos, pois em vez de você ir à loja física, você pode comprar o que quiser pela internet. As vantagens são grandes, tanto para o comprador como para o vendedor. Manter uma loja aberta 24h por dia e 7 dias por semana, é algo muito mais pratico e com menor gasto, se feito pela internet. A diversidade de produtos é maior, não é necessária uma loja física, proporcionar um desconto no produto fica mais viável, entre outros. Um dos fatores mais prejudiciais é a questão da logística, pois apesar do grande crescimento, as empresas que entregam os produtos não estão conseguindo acompanhar.
O E-Commerce vem crescendo de forma avassaladora em todo o mundo. Jeff Bezos, CEO da Amazon, prevê que o e-commerce deve atingir entre 10% a 15% do comércio americano nos próximos 10 anos, fato que, se confirmado, levará o faturamento anual do setor nos Estados Unidos a um valor superior a meio trilhão de dólares. No Brasil, o faturamento evoluiu de meio bilhão de reais em 2001, para mais de R$ 13 bilhões de reais em 2010.
Dentro do e-commerce existem diversas modalidades. Existe o comércio eletrônico móvel, realizado através de um celular; lojas através do Facebook, quem vem adquirindo um número enorme de usuários; os produtos virtuais como filmes, jogos, livros e outros, que é uma forma pratica, pois o produto é vendido através de download não sendo necessário estoque dele; existe também a compra coletiva, onde a empresa anuncia o seu produto a um preço baixo, e se chegar ao numero mínimo de compradores, todos recebem um cupom com direito ao produto pelo preço anunciado.

Rosi Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário