quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Leitura do livro: O Gerente Minuto

Livro: O Gerente Minuto
De: Kenneth Blanchard

Este livro tem como objetivo aumentar a produtividade, lucratividade e a qualidade de vida.
Neste livro o autor passou por vários lugares e entrevistou gerentes de grandes e pequenas empresas, mas foi em uma cidade próxima a sua que ele encontrou um gerente que era muito eficaz e foi procurá-lo.
Um gerente que vivia com o conceito de Gerente Minuto, que baseia – se em três pilares distintos:
• O objetivo – minuto
• O elogio – minuto
• E a Repreensão – minuto.

O Objetivo – Minuto
É o primeiro grande segredo, é o alicerce que se baseia em “Nada de Surpresa”, os gerenciados eram orientados a escreverem os objetivos comuns a serem cumpridos, pois na hora de executar as tarefas não teria dificuldades.
Isso quer dizer que cada pessoa desde o começo sabe exatamente o que deve fazer e o que esperam dela.

O Elogio – Minuto
Este passo é muito importante porque se a empresa quer pessoas trabalhando felizes e satisfeitas é necessário que recebam o devido reconhecimento por ter tido um bom desempenho.
O gerente deve dizer o que o funcionário está fazendo de bom para a empresa e parabenizá-lo, mostrando que o mesmo é muito importante para o funcionamento da empresa.

Repreensão - Minuto
Consiste em duas partes:
A primeira em repreender imediatamente a pessoa especificando o que ela fez de errado e como você se sente em relação à situação.
A Segunda parte consiste em apertar a mão da pessoa ou tocá-la de modo que consiga mostrar que não esta contra ela e que a respeita, mas que não gostou do desempenho naquela situação e dar o assunto como encerrado.
Isso mostra que você tem confiança em seus funcionários que mesmo errando irão tentar corrigir o que fizeram.

Conclusão
• Com essas regras básicas sendo aplicadas é possível ver que o desempenho dos funcionários é bem maior.
• Pois tem o reconhecimento do seu trabalho, conseguem se organizar nos objetivos comuns e aprendem a progredir cada vez mais.


Debora Keyko

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