terça-feira, 29 de março de 2011

Profissão Contábil

A novela Insensato Coração, exibida pela rede Globo de Televisão, mostra em uma das cenas, um auditor externo corrupto, que só é procurado em casos extremos que tem que burlar a Receita Federal.
Porém, a profissão contábil está em destaque no Brasil e mundialmente, principalmente com as exigências de se adequarem ao IFRS, além do SPED FISCAL E CONTÁBIL.
A grande vantagem da profissão é que não existe preconceito de idade, como na maioria das outras, o que conta mesmo é experiência, principalmente nas áreas fiscal, custos e auditoria, e principalmente os cursos de atualização.
Hoje, o bom contador, tornou-se vital para as companhias. Seu perfil passou a ser consultor e conselheiro das organizações, zelando estrategicamente pelos seus números e não mais para simplesmente controlar guias de pagamento.
Em pelo menos 95% do trabalho, o profissional faz análises tributárias, legais, trabalhistas, compara índices, tira conclusões matemáticas e traça rotas para clientes.
Portanto, é hora de nós, contadores, nos orgulharmos da profissão que escolhemos e mostrar ao Brasil e ao mundo as expectativas e perspectivas da profissão que está em alta e principalmente os princípios éticos de contabilidade que devem ser seguidos a risca, ao contrário do que é mostrado em programas de televisão.

Tiago Dias da Silveira - 29/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário