sexta-feira, 18 de março de 2011

PERDCOMP

PERDCOMP

PERDCOMP é um programa para informar as compensações de IRPJ/CSLL negativas e também compensar recolhimentos (Federais DARFs) pago em duplicidade.

Exemplos:

1)
Fiz o recolhimento mensal ou trimestral de IRPJ/CSLL em alguns meses e no final do ano fiz a apuração (fechamento) e verifiquei que tive prejuízo, no entanto não deveria ter recolhido os respectivos impostos. E agora? Faço um PERDCOMP e compenso com possíveis recolhimentos do próximo exercício, a compensação pode ser com qualquer DARF mas o ideal é compensar com o mesmo imposto, pois na hora de fazer a homologação ou atender uma fiscalização fica bem mais simples a apresentação.

2)
Recolhi um DARF em duplicidade. O que fazer? Envio uma PERDCOMP informando o DARF recolhido em duplicidade compensado um outro que iria ser recolher (pagar em outra data). Lembrando que na DCTF tem que ser informado o numero da PERDCOMP como forma de quitação do DARF informado.

Lembrando também que a PERDCOMP faz o calculo de juros ganhos pelo tempo da compensação, atualizado pela SELIC da mesma forma quando atrasamos algum imposto.

Tiago Dias da Silveira - 18/03/2011

Um comentário:

  1. uma empresa pagou DARF de ferias IRRF depois pagou o mesmo valor 800,00, no caso a Empresa pagou 800,00 para ela receber , por parte empregado correto, so que foram 2 darfs para o financeiro.
    obrigada
    cris

    ResponderExcluir