segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Metrópoles


O crescimento mundial tomou um rumo bem diferente após a crise financeira de 2008 e a atual crise Européia. Enquanto muitos países estão com sérios problemas financeiros, como Portugal, Grécia e Espanha, outros países, os chamados emergentes, estão conseguindo se destacar através disso, como a China e a Arábia Saudita.
Um estudo feito pelo Instituto Brookings destacou as metrópoles que mais cresceram economicamente em 2011. Para montar o ranking, eles utilizaram variáveis como o crescimento da renda média da população e o aumento do nível de emprego. A pesquisa foi feita entre 200 metrópoles ao redor do mundo.
Em primeiro lugar está à metrópole Xangai, na China, seguida por Riad e Jedá na Arábia Saudita.
As metrópoles localizadas na região Ásia-Pacífico foram as que mais cresceram em 2011. A América Latina também teve um bom desempenho (Santiago do Chile ficou na 9ª posição, enquanto Buenos Aires apareceu em 16º lugar). Entre as metrópoles brasileiras, Belo Horizonte figurou na 28ª posição, seguida por Brasília (32ª) e por São Paulo (37ª).
O estudo também apontou as metrópoles que menos cresceram, e entre as primeiras estão Antenas na Grécia, seguida por Lisboa em Portugal e Dublin na Irlanda.

Rosi Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário