quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Seminário FIPECAFI e ANEFAC 23.02.11

Seminário FIPECAFI e ANEFAC 23.02.11

Desafios e perspectivas para os profissionais de Finanças, Controladoria e Contabilidade.

Resumo dos assuntos:

Os profissionais como um todo tem que aprender a aprender sempre, pois como temos muitas mudanças a toda hora temos que nos reinventar a todo instante. Hoje por exemplo: o Contador acostumado a fazer todas as demonstrações contábeis pela sua forma se vê com a liberdade de fazer da forma que sempre quis fazer, pela sua essência, agora quem vai determinar a depreciação de uma maquina não é mais a legislação e sim um engenheiro com capacitação técnica para dizer o tempo real de vida útil do bem. Pois bem não terá mais uma receita de bolo nas mãos e sim as suas capacidades técnicas para realizar as suas obrigações.
Os profissionais hoje alem de ter que ter todas as habilidades técnicas, tem que ter um bom comportamento, ser flexível, ter atitude e acima de tudo humildade. Hoje as pessoas não são demitidas pelas suas capacidades técnicas e sim pelos seus comportamentos inadequados. Por isso a importância do desenvolvimento de competências de educação continuada. Por outro lado as empresas também têm que se esforçar para manter os profissionais bons, pois alem de raros, tem muita gente a procura deles. Mas mesmo com tudo isso a formula não é perfeita, pois vemos todos os dias no mundo grandes empresas com os melhores profissionais se quebrando a toda hora como exemplo o Banco Lehman Brothers um dos maiores mundo.
Outro assunto abordado foi o da importância da comunicação verbal, de como nos comportar dentro das organizações e como realizar apresentações tanto para clientes como para alta diretoria.

Mais abordagem no próximo texto

Tiago Dias da Silveira

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Os Axiomas de Zurique

O livro retrata a história real de um grupo de banqueiros e empresários suíços que resolveram ganhar dinheiro entre os mais diversos tipos de operações (ações, imóveis, jogos, entre outros).

A Suiça não é um dos países mais ricos à toa, seu solo é infértil devido as condições climáticas, portanto o dinheiro não vem das exportações e sim de uma cultura muito rica em investimentos de riscos.

Eles ganharam muito e se tornaram um dos povos mais ricos do planeta. Neste livro estão as regras infalí­veis que estabeleceram para diminuir os riscos enquanto aumentavam cada vez mais os lucros.

Básicamente contradiz o que a maioria pensa, que a diversificação nos investimentos é a melhor opção para se atingir o sucesso financeiro.

Esse livro não é muito recomendável para quem tem aversão a riscos.

Autor: Max Gunther

Bruno Goveia

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Globalização...

Globalização (Livro Toyotismo)

"Novos tempos exigem novas coisas, novas coisas exigem pessoas capazes de aprender."(Chiavenato).
"As pessoas que não se adaptarem às mudanças irão ficar para trás. Quanto mais conhecimentos e habilidades uma pessoa tiver maior será a sua empregabilidade ."
"Não é o mais forte, o mais rápido, nem o mais inteligente que irá sobreviver, mas o mais adaptável a mudanças." (Charles Darwin).

Livro: Toyotismo
Anselmo Büttner

A globalização foi um bem muito grande a humanidade, mas nem todos conseguem a segui-la ou acompanha-la. A pesar de aproximar o mundo inteiro, também separou muitas pessoas, por isso o ideal é sempre nos adptarmos as mudanças e nos manter muito bem informados.

Tiago Dias
04/02/2011

Pensamento...

Pensamento

Como você pensa?
Como um trem ou como um helicóptero?
A diferença entre um e outro é clara. O trem não tem como sair dos trilhos então obviamente ele só te levara para frente e o helicóptero consegue te levar para todos os lados.
Muitas vezes precisamos ter os dois tipos de pensamentos: precisamos as vezes ser conservador e em outras nem tanto.
O Brasileiro é tido como um povo que não pensa muito e muito menos de ter uma boa memória. Conseguimos ver isso na hora de votarmos, de trocarmos de emprego e principalmente na hora de abrirmos nossos próprios negócios.
Pensamos muito em trocar de emprego ou abrir um negócio próprio. Mas não pensamos muito ou lembramos o que já foi feito e nem nas experiências de outras pessoas.
Por isso pense sempre, como um trem, como um helicóptero e quando terminar de pensar, pense novamente para que a decisão não te frustre ou não te de um grande prejuízo.
No mais não deixe de curtir seu fim de semana com amigos e familiares.
Tiago Dias
SP 04/02/2011