sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Acesso Digital, B2 e Doce D’ocê entram para o time da Endeavor

“A Endeavor, instituição que apóia empresas de alto impacto, anunciou a escolha das empresas Acesso Digital, B2 e Doce D’ocê para fazerem parte de seu time de empreendedores no Brasil.

Companhias como Spoleto e Beleza Natural fazem parte do grupo de empresas apoiadas pela organização. A Endeavor promove encontros dos empreendedores com experts no assunto e gerencia os processos internos para o crescimento da empresa. Desde 2000, a instituição ajudou 52 empresas no Brasil.

Podem participar da seleção empresas que faturem entre 2 milhões e 50 milhões de reais, com potencial para crescer e gerar mais empregos. Em todo o mundo, a Endeavor apóia 411 empresas, que faturam juntas 3,5 bilhões de reais, em onze países.

As escolhidas, segundo a Endeavor, “apostaram em inovação e soluções inteligentes nos segmentos de tecnologia, entretenimento e alimentação”.

A Acesso Digital têm à frente os empreendedores Diego Torres Martins e Paulo R. de Alencastro Jr e presta serviços de digitalização de documentos. Com quatro anos, a empresa tem 75 funcionários e atende 800 clientes.

A B2 é uma agência de promoções e eventos, corporativos e universitários com foco no público jovem. Criada há 9 anos, os donos são Ricardo Buckup e Carlos Balma. Com 70 funcionários, a companhia tem clientes como Ambev, Natura e Itaú.

A terceira selecionada foi a Doce D'ocê, empresa de panificação do Paraná. Carlos Bazanella e Noeli Bazanella criaram a companhia que fornece produtos, como pães, doces e tortas, para padarias e outros estabelecimentos, em 2003, na cidade de Chopinzinho.”

Brasil e seu time de empreendedores na Endeavor!

Parabéns a todos que tiveram essa maravilhosa conquista!

Rosi Góis

2012 - Criatividade e Inovação

“2012 será o ano da inovação e da criatividade. Fala-se muito na crise econômica da Europa e seus reflexos no Brasil e no exterior. Estes reflexos estão diretamente relacionados com a capacidade que as empresas têm para investir em novos projetos. Além disso, os créditos estão mais enxutos exigindo das empresas uma adaptação a estas novas regras do mercado financeiro.

Com estas mudanças, podemos afirmar que cada vez mais as pequenas empresas devem investir na capacidade de inovar e criar de seus funcionários para que todos estes desafios possam ser superados e obter resultados concretos e positivos para 2012.

Não se pode esquecer que inovar, necessariamente, não significa criar algo totalmente novo, mas simplesmente fazer as coisas de forma diferente para buscar novos resultados. Com isso, automaticamente as pessoas já estarão criando novas formas de atender os novos anseios do mercado.

Se pudesse dar uma dica para os empresários para obterem sucesso em 2012, invistam nestas duas habilidades: criatividade e inovação.”

Dalton Viesti

Nós da área financeira, as vezes esquecemos o que é ter criatividade e saber inovar. Ficamos tão focados nos padrões do dia a dia, que ficamos com receio de mudar algo, e passar a dar tudo errado.

Enfrentamos tantos problemas, seja com clientes ou fornecedores, e sem sempre pensamos em soluções diferenciadas, e ficar ‘’batendo na mesma tecla’’ nunca da certo.

E ai pessoal, será que em 2012 vamos conseguir aprimorar nosso lado criativo?

Rosi Góis

Email após o horário de trabalho

“Quem acessa a caixa de e-mail corporativo via smartphone, geralmente tem a irritante mania de checar, de hora em hora, se está tudo “ok” no trabalho. O efeito negativo que a prática tem sob a saúde deste grupo mais dedicado à vida profissional, cedo ou tarde começa a aparecer, pois a estafa é quase inevitável.

A Alemanha, ciente da importância que a saúde mental da sua força de trabalho tem para a economia, não apenas do país, mas de todo a zona do euro, está cada vez mais preocupada em esforços para manter a vida pessoal da classe trabalhadora em equilíbrio com o lado profissional. Um exemplo é um acordo firmado ontem à noite entre a Volkswagen, maior montadora do velho continente, e representações sindicais de funcionários, que vai restringir o envio e recebimento de e-mail corporativo fora do horário de expediente.

De acordo com informações do jornal alemão Handelsblatt, servidores da VW vão encerrar o envio de mensagens trinta minutos depois do encerramento da jornada de trabalho e só vai retomar o encaminhamento de e-mails meia hora antes do início do expediente no dia seguinte. A nova regra já está em vigor e vai afetar cerca de mil pessoas que acessam e-mails através de aparelhos BlackBerry, smartphones fornecidos pela empresa para seus empregados.

Ainda de acordo com reportagem do jornal, um porta-voz da empresa teria dito que o acordo representa o equilíbrio “justo” de interesses entre empresa, funcionários e sociedade.”

Para muitos brasileiros, utilizar o email após o horário de trabalho e até nos fins de semana, é algo ‘’normal’’, totalmente dentro da rotina diária da pessoa. Mas muitas pessoas, mesmo sabendo sobre o efeito negativo desse ato, não conseguem se desligar da vida profissional, e sou totalmente a favor da idéia! Dedicar um tempo a vida pessoal, não faz mal a ninguém.

O que vocês acharam nova regra? Será que pega aqui no Brasil?

Provavelmente não.

Rosi Góis